sábado, 20 de outubro de 2012

Radiação - Definição - Tipos

Através do E-MAI é possível sim ganhar dinheiro apenas lendo e-mails! Cadastre-se agora através do meu convite! http://www.e-mai.net/leronni 


RADIAÇÃO

De acordo com o Dicionário Aurélio da língua Portuguesa, a radiação e qualquer processo físico de "emissão ou propagação de energia, seja por intermédio de fênomenos ondulatórios, seja por meio de partículas dotadas de energia cinética".

TIPOS DE RADIAÇÃO:


  1. Radiação Ionizante: Tipo de Radiação que possui energia para que os átomos e moléculas sejam ionizados. Raios cósmicos, raios X e radiação emitidas pelo dacaimento de substâncias radioativas são exemplo de radiação ionizante.
  2. Radiação não Ionizante: possui frequência igual ou menor que a da luz e inclui a própria luz, calor, radar, ondas de rádio e micro-ondas.
  3. Radiação Natural: se manifesta nos elementos radioativos, em isótopos e em raios cósmicos que se encontram na natureza por exemplo, urânio e tório.
  4. Radiação Artificial:  produzida por meio de reações causadas por reatores nucleares,ciclotrons ou geradores, como o tecnécio 99m (m = metaestável) e flúor 18. 



PRINCIPAIS TIPOS DE RADIAÇÃO E CARACTERÍSTICAS

ALFA -
2 PROTONS e 2 NEUTRONS - CARGA POSITIVA - POUCA PENETRAÇÃO, FACILMENTE BLINDADA - MAIOR PODER DE IONIZAÇÃO

BETA -
PARTÍCULA DE CARGA NEGATIVA - MENOS PODER DE IONIZAÇÃO DO QUE O ALFA - MAIOR PENETRAÇÃO DO QUE ALFA

GAMA - NÃO APRESENTA CARGA ELETRICA - COMPRIMENTO DE ONDAS É MENOS DO QUE OS RAIOS X, SENDO MAIS PENETRANTE. - UTILIZADO NA ÁREA INDUSTRIAL

INFRAVERMELHO - TIPO DE ONDA ELETROMAGNÉTICA INVISÍVEL - TRATAMENTO DE DOENÇA DE PELE E MÚSCULOS - UTILIZADA NA ASTRONOMIA PARA VISUALIZAÇÃO DE ESTRELAS.

ULTRAVIOLETA - PRODUZIDA POR DESCARGAS ELÉTRICAS.- APLICADAS EM LÂMPADAS GERMICIDAS, DOENÇAS DE PELE E ENRIQUECIMENTO COM VITAMINA D.

RAIOS X - CAPAZES DE ATRAVESSAR O CORPO HUMANO. - UTILIZADOS EM DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS.



COMO SÃO GERADOS OS RAIOS X


Ocorre quando elétrons de alta velocidade se chocam com o polo positivo da ampola de raios x (anodo), transformando parte de sua energia cinética em energia eletromagnética. Isto ocorre quando aplicamos uma diferença de potencial entre o filamento negativo que é o catodo em um anteparo ou alvo positivo (anodo), os elétrons são repelidos do filamento e atraídos para o alvo onde ocorre sua desaceleração brusca. Quando esses elétrons são desacelerados haverá produção de raios x e calor. A produção de calor é predominante, representando 99% da energia cinética dos elétrons e apenas 1% raios x.

Esquema de tubo de raios X


                     EXISTEM DUAS FORMAS DE RAIOS-X, DEPENDENDO DA INTEREÇÃO ELETRON-ALVO

  • RAIOS X DE FRENAGEM (BREMSSTRAHLUNG)

  • RAIOS X CARACTERÍSTICOS


RAIOS X DE FRENAGEM - o processo envolve um elétron passando bem próximo a um núcleo do material do alvo. A atração entre o elétron carregado negativamente e o núcleo positivo faz com que o elétron seja desviado de sua trajetória perdendo parte de sua energia. Nesse momento por conservação de energia, ocorre a liberação da radiação, porque parte da energia do elétron, que era de movimento, foi transferida em forma de radiação no momento da frenagem. Dependendo da distância entre trajetória do elétron incidente e o núcleo, o elétron pode perder parte ou toda sua energia.

RAIOS X CARACTERISTICOS -
esse processo se dá quando um elétron ao penetrar na órbita de um átomo colide com um elétron orbital de uma camada e o arranca de sua órbita, deixando um buraco. Ocorrendo isso o elétron de uma camada mais externa ocupa o espaço deixado na camada mais interna. Durante a transição esse elétron libera energia sobre forma de raios x, isso porque o elétron sede energia para transitar de uma camada mais externa p/ uma mais interna.


 

 




 

contador de acesso
Usuários online usuários online

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tensão - Potência - Transformadores - Retificadores



TENSÃO ELÉTRICA

Pode ser definida como a diferença de potencial (ddp) entre dois pontos de um condutor.

Unidade de medida: Volt (V)
A Tensão elétrica em um tubo de raios X é medida em quilovolts (KV):
1 KV = 1.000V = 103V.


POTÊNCIA

Corresponde à energia elétrica produzida ou consumida em um intervalo de tempo.

Unidade de Medida: Watts (W)
A potência de um tubo de raios X é medida em quilowatts (KW):

1KW = 1.000W = 103W

TRANSFORMADORES

Possuem a função de elevar, reduzir e regular tensões.


  •  Núcleo de ferro
  •   Bobina de entrada (enrolamento primário)
  •   Bobina de saída (enrolamento secundário)


Funções do transformador no equipamento de raios X


  • Regular a tensão elétrica de entrada;
  •  Elevar a tensão elétrica;
  •  Regular a quilovoltagem;
  •   Regular a intensidade (miliamperagem – mA). Essa e feita através de um transformador de aquecimento (reduz a tensão e eleva a intensidade da corrente elétrica);

  •  Rotação do anódio.



RETIFICADORES DE CORRENTE

Os retificadores de corrente elétrica de um aparelho gerador de raios X têm a função de converter a corrente elétrica alternada em corrente contínua. Esta conversão pode ser feita de duas maneiras: retificação de “meia onda” e” retificação de onda completa”.
Não há diferença na qualidade (poder de penetração) do feixe de radiação entre estes dois tipos de retificação, pois as voltagens presentes são as mesmas em ambos os casos.
contador de acesso
Usuários online usuários online

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Entendendo a Física Aplicada à Radiologia

Física Aplicada à Radiologia

Entendendo a física aplicada à radiologia.



FISICA APLICADA NA RADIOLOGIA

(RESUMO)


Os raios X são uma forma de energia eletromagnética (ondas eletromagnéticas, transversais), de comprimento de onda muito curto menor de 1A – 1A (Angstrom) = 10-10 m.

1.       Noções de Eletricidade

Algumas noções de eletricidade são importantes para uma melhor compreensão do funcionamento do equipamento gerador de raios X.

Corrente Elétrica: corresponde ao movimento ordenado de cargas elétricas em um condutor. Existem basicamente dois tipos de corrente elétrica: contínua e alternada.

CORRENTE ELÉTRICA CONTÍNUA (C.C)

É um tipo de corrente que se propaga em um só sentido, como a gerada por baterias e pilhas. Não há inversão da sua magnitude.
Em tomada de corrente contínua, existirá um terminal sempre positivo (+) e outro negativo (-).

CORRENTE ELÉTRICA ALTERNADA (C.A)

É um tipo de corrente que circula ora num sentido, ora no sentido oposto. É a corrente existente em residências.
Em uma tomada de corrente alternada, existe uma inversão da polaridade dos terminais a cada instante, ou seja, um determinado terminal é positivo (+) num espaço de tempo, passando a ser negativo (-) no espaço de tempo seguinte. Essa alternância pode não ser periódica.

INTENSIDADE DA CORRENTE ELÉTRICA

Pode ser definida como carga elétrica total que atravessa uma seção transversal de um condutor num intervalo de tempo.

Unidade de medida: ampere (A)
A intensidade da corrente elétrica num tubo de raios X é medida em miliamperes:
1 miliampere = 1mA = 0,001ª = 10-3A
 

contador de acesso
Usuários online usuários online