RADIAÇÃO
De acordo com o Dicionário Aurélio da língua Portuguesa, a radiação e qualquer processo físico de "emissão ou propagação de energia, seja por intermédio de fênomenos ondulatórios, seja por meio de partículas dotadas de energia cinética".TIPOS DE RADIAÇÃO:
- Radiação Ionizante: Tipo de Radiação que possui energia para que os átomos e moléculas sejam ionizados. Raios cósmicos, raios X e radiação emitidas pelo dacaimento de substâncias radioativas são exemplo de radiação ionizante.
- Radiação não Ionizante: possui frequência igual ou menor que a da luz e inclui a própria luz, calor, radar, ondas de rádio e micro-ondas.
- Radiação Natural: se manifesta nos elementos radioativos, em isótopos e em raios cósmicos que se encontram na natureza por exemplo, urânio e tório.
- Radiação Artificial: produzida por meio de reações causadas por reatores nucleares,ciclotrons ou geradores, como o tecnécio 99m (m = metaestável) e flúor 18.
PRINCIPAIS
TIPOS DE RADIAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
ALFA - 2 PROTONS e 2 NEUTRONS - CARGA POSITIVA - POUCA PENETRAÇÃO, FACILMENTE BLINDADA - MAIOR PODER DE IONIZAÇÃO
BETA - PARTÍCULA DE CARGA NEGATIVA - MENOS PODER DE IONIZAÇÃO DO QUE O ALFA - MAIOR PENETRAÇÃO DO QUE ALFA
GAMA - NÃO APRESENTA CARGA ELETRICA - COMPRIMENTO DE ONDAS É MENOS DO QUE OS RAIOS X, SENDO MAIS PENETRANTE. - UTILIZADO NA ÁREA INDUSTRIAL
INFRAVERMELHO - TIPO DE ONDA ELETROMAGNÉTICA INVISÍVEL - TRATAMENTO DE DOENÇA DE PELE E MÚSCULOS - UTILIZADA NA ASTRONOMIA PARA VISUALIZAÇÃO DE ESTRELAS.
ULTRAVIOLETA - PRODUZIDA POR DESCARGAS ELÉTRICAS.- APLICADAS EM LÂMPADAS GERMICIDAS, DOENÇAS DE PELE E ENRIQUECIMENTO COM VITAMINA D.
RAIOS X - CAPAZES DE ATRAVESSAR O CORPO HUMANO. - UTILIZADOS EM DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS.
COMO SÃO GERADOS OS RAIOS X
Ocorre quando elétrons de alta velocidade se chocam
com o polo positivo da ampola de raios x (anodo), transformando parte de sua
energia cinética em energia eletromagnética. Isto ocorre quando aplicamos uma
diferença de potencial entre o filamento negativo que é o catodo em um
anteparo ou alvo positivo (anodo), os elétrons são repelidos do filamento e
atraídos para o alvo onde ocorre sua desaceleração brusca. Quando esses elétrons
são desacelerados haverá produção de raios x e calor. A produção de calor é
predominante, representando 99% da energia cinética dos elétrons e apenas 1%
raios x.
![]() | |
| Esquema de tubo de raios X |
EXISTEM DUAS FORMAS DE RAIOS-X, DEPENDENDO DA INTEREÇÃO ELETRON-ALVO
- RAIOS X DE FRENAGEM (BREMSSTRAHLUNG)
- RAIOS X CARACTERÍSTICOS
RAIOS X DE FRENAGEM - o processo envolve um elétron passando bem próximo a um núcleo do material do alvo. A atração entre o elétron carregado negativamente e o núcleo positivo faz com que o elétron seja desviado de sua trajetória perdendo parte de sua energia. Nesse momento por conservação de energia, ocorre a liberação da radiação, porque parte da energia do elétron, que era de movimento, foi transferida em forma de radiação no momento da frenagem. Dependendo da distância entre trajetória do elétron incidente e o núcleo, o elétron pode perder parte ou toda sua energia.
RAIOS X CARACTERISTICOS - esse processo se dá quando um elétron ao penetrar na órbita de um átomo colide com um elétron orbital de uma camada e o arranca de sua órbita, deixando um buraco. Ocorrendo isso o elétron de uma camada mais externa ocupa o espaço deixado na camada mais interna. Durante a transição esse elétron libera energia sobre forma de raios x, isso porque o elétron sede energia para transitar de uma camada mais externa p/ uma mais interna.


MT bom!!!
ResponderExcluir